quarta-feira, 6 de outubro de 2010

TIPOS DE SEREIAS


11416sereia.jpg

SEREIAS ASSASSINAS:  um exemplo tipico de sereia selvagem é a que aparece no conto “O Senhor de Lorntie”, que conta Robert Chambers em “Poupular of Scotland”. “ O jovem Senhor de Lorntie, em Forfanshine, regressava uma tarde de excursão de caça, acompanhado somente por um criado e dois cães galgos, quando, ao passar junto de um lago solitario situado a umas tres milhas ao sul de Lorntie, e que naquela época estava completamente rodeado de bosque, ouviu os gritos de uma mulher que parecia estar afogando-se. Sendo de carater intrepido, o jovem Lord pulou do cavalo e se dirigiu a margem do lago, e ali viu uma bela mulher que lutava com a água  e parecia estar afogando-se .    – SOCORRO, SOCORRO, LORNTIE!, exclamou. “SOCORRO, LORNTIE, SOCORRO, LOR...” e as aguas, penetrando em sua garganta, pareceram afogar os últimos sons de sua voz. O Lord, incapaz de resistir a um impulso de humanidade, se lançou no lago, e quase ia agarrar os loiros cabelos da dama, que flutuavam como madeixas de ouro sobre a água, quando seu criado o segurou por trás e o obrigou a sair do lago. O servo, mais perspicaz que seu amo, se deu conta que aquela era um espirito aquatico.
       “ Espera, Lorntie, espera um instante!”, exclamou o fiel servo, “ aquela dama não era outra, Deus nos proteja! Que e uma ssereia!” Lortien, imediatemente reconheceu a verdade dessa asseveração, que, enquanto montava de novo em seu cavalo, se viu confirmada quando a sereia, tirando meio corpo para fora da agua, exclamando em uma voz de frustação e ferocidade diabolica: “LORTIEN, LORTIEN, SE NÃO FOSSE POR TEU CRIADO, TERIA SIDO UMA PRESA MUITO FACIL!”
 SEREIA CURADORA: Uma bonita historia de uma sereia que dá conselhos medicos é a que cita Chambers em “Nithsdale and Galloway Song” de Cromek: “ um homem choravapor sua namorada, uma encantadora jovem a que a tisica 

havia levado à margem da tumba. Com um tom de doçura vivificante, aproximou-se dele uma boa sereia e cantou:
11416sereia.jpg“ DEIXARIAS MORRER A BONITA MAY EM TUAS MÃOS, E A ARTEMISA FLORESCER NOS CAMPOS?”
O jovem arrancou e espremeu as corolas e deu o suco a sua bela namorada, que se levantou e agradeceu a sereia por haver lhe dado de volta a saude”. Alguns autores tem uma visao favoravel das sereias. Renfrewshire confirma esse pensamento atraves de um conto sobre uma sereia que emergiu das aguas enquanto passava o funeral de uma jovem, e disse queixosamente:
“ SE BEBESSEM URTIGA EM MARÇO E COMESSEM ARTEMISA EM MAIO, NÃO IRIAM PARA TUMBA TANTAS ELEGANTES DONZELAS”.
A artemisa era muito usada para tisica. As sereias tinham grande conhecimentos sobre ervas, alem de poderes profeticos.

Um comentário: