quarta-feira, 29 de setembro de 2010

AS SEREIAS TRAVEIS DOS TEMPOS



aparência das sereias evoluiu através os tempos. Na época da Antiga Grécia,eram representadas como seres alados, com rosto humano e corpo de ave. Nas mãos tem instrumentos:uma empunha uma lira,outra duas flautas e a  terceira gaitas campestres ou rolo de musicas para cantar. Também pintam-nas com espelho, penteando seus longos cabelos. Sua transformação em criaturas metade mulher, metade peixe, remonta da idade Media e das lendas celtas e germânicas. As lendas irlandesas e inglesas fazem  referencia a presença de sereias por toda a extensão da costa, enquanto a mitologia germânica, as vê surgir na espuma das ondas. A tradição celta relata Ahez, filha do Rei Grallon, que submergiu nas águas por haver entregado a cidade de Ys ao Diabo, se convertendo então em sereia.

CURIOSIDADES:

*   As sereias são criaturas míticas que supostamente vivem nos mares do mundo todo.
*   Sua metade superior se parece com uma linda mulher com cabelos compridos e da cintura para baixo elas tem corpo de peixe.
*   Marinheiros e pescadores vem contando historias de sereias há séculos ; a primeira foi vista em 10 aC em Assíria.
*   Algumas sereias são criaturas boas, que atendem aos pedidos dos marinheiros que as ajudam. Mas muitas dessas aparições significam má sorte, um pressagio de uma tempestade ou naufrágio.
*   Há outras historias que falam do canto enfeitiçado das sereias que seduzem os marinheiros ate as pedras onde seus navios são esmagados em pedaçinhos.
*   A imagem mais popular de uma sereia é a aquela onde ela aparece sentada em uma pedra admirando a sua beleza no espelho.
*   São lindas sedutoras e donas de uma voz tão encantadora que poucos conseguem resistir.
*   De fato, muitos marinheiros atraídos por seu canto pulam de seus navios e mergulham nos oceanos para ir ao encontro delas.
*   As sereias são muito românticas e se apaixonam facilmente. Mas quando seus amados não correspondem a esse amor, choram tanto que espalham suas lagrimas por todo o oceano. É por isso que a água do mar é salgadinha!
*   Gostam de  jóias e roupas. Por isso, as vezes são vistas perto de escombros de navios naufragados em busca de objetos preciosos.
*   As sereias têm capacidade de possuir pernas como os humanos e só elas enxugarem a sua calda, mas as pernas somem quando a maré baixa e so volta ao normal  pela manha.  
*   BXK5316_cancum-fundo-do-mar-130-800.jpgSe você ficar ou encontrar algum objeto de alguma sereia ela se torna sua escrava e lhe fará tudo que você quiser.
*   Esses objetos são ganhados quando nascem, e esses objetos são um espelho, um cetro, uma coroa, ou uma cancha e são objetos mágicos nas mão delas.
*   Se encontrar alguma sereia e você dizer “eu desejo...” ela lhe conceder o desejo desejado  qual quer um desejo...( Mas só um desejo para essa pessoa.   ), e se ela não lhe fazer ela ficar,... Como posso dizer com a consciência pesada e isso.
*   Um ser humano só respira debaixo d água quando fica ao lado de uma sereia
*   As sereias têm a capacidade de se comunicar com os seres marinhos, e imita os seus sons. 
*   Muitas sereias tem o poder de controlar as mares, ou as tempestades no mar então quando for a praia peça as sereias que lhe deixe brincar no mar porque o mar e seu território e você não queria que algum estranho invadisse a sua casa ne,

SEREIAS, QUEM SÃO ELAS?



As sereias são  as mulheres-passaros segundo as fontes  gregas, e as mulheres-peixes segundo as fontes nórdicas, que simbolizam principalmente os perigos do oceano e a morte no mar. Narrações posteriores tornaram-nas mulheres jovens vivendo no mar, sem a conformação de peixe (é o caso da “SIREN” inglesa, diferente da “MERMAID”, que tem cauda de peixe), como as mulheres do mar das lendas bretãs, que são uma espécie de fadas marinhas.
       Para a mitologia grega, elas viviam em uma ilha do Ponnant, perto da ilha da feiticeira Circe; mas o cadáver de uma delas, partênope , foi encontrado na Campânia e deu seu nome à cidade que hoje se chama Nápoles (antes, partênope ). Na antiguidade, as sereias eram também invocadas no momento da mote, por isso, muitas estatuas que as representavam eram encontradas nos sepulcros.
      Deve-se acrescentar que se acreditavam realmente na existência das sereias, sendo conhecidas varias histórias de sereias vivas. A obra literária mais antiga que existe sobre elas se encontra na “Odisséia” de Homero, escrita no ano 850 a.C., na qual o herói, Ulisses, alertado pela feiticeira Circe, não cai prisioneiros de seus encantos, ao passar próximo da ilha onde habitam, tapando os ouvidos dos marinheiros e fazendo-se atar no mastro do navio. Desde então, as sereias passaram a ser um símbolo mitológico das artes da sedução e da atração feminina. Segundo essas crenças, as sereias não só seduzem os homens para dar-lhes a morte, mas a sua aparição também era anuncio de tempestades e desastres. O historiador romano Luciano, do século II d. C., já se referia a uma extraordinária figura pisciforme  como deidades oceânicas.
       Segundo algumas crônicas, no ano 558, uns pescadores de Belfast Lough (Irlanda do Norte), ouviram o canto de uma sereia e foram pescá-la com suas redes. Conseguiram resgatar uma sereia que se chamava Liban, filha de Eochaidh, na praia de Ollaebha, na rede de Beon, filho de Inli. A colocaram num aquário, do mesmo modo que um peixe e ali ela permaneceu por durante 300 anos. Durante esse tempo, desejou ardentemente por sua liberdade. Uns monges piedosos resolveram libertá-la, mas antes a batizaram segundo o rito cristão, dando-lhe o nome de Murgen, que significa “nascida no mar”. Depois desejou a morte para salvar sua alma. Desde dia que morreu ficou conhecida como a Santa Murgen, aparecendo com essa denominação em certos almanaques antigos e no santoral irlandês,  sendo atribuídos à ela vários milagres. Você já tinha ouvido falar numa sereia santa? Pois não e  freqüente essa simbiose entre o paganismo e o cristianismo.
      Em algumas descrições célticas antigas, as sereias tinham um tamanho monstruoso, apresentando quase dezoito metros de altura. Essas medições foram possíveis porque elas penetravam pelos rios e podiam ser encontradas em lagos de água doce.